Acusado de sonegação, Mascherano vai depor à Justiça espanhola
MatériaMais Notícias
da aviator aposta: Mascherano terá mesmo que se explicar à Justiça espanhola. O Tribunal de Instrução de Gàva (Barcelona) aceitou denúncia contra o volante após ele ter sido acusado pela Fiscalía da Espanha, equivalente ao Ministério Público no Brasil, de fraude de 1,5 milhão de euros (R$ 6,6 milhões) em impostos. O argentino foi convocado para depor no dia 29 de outubro.
continua após a publicidade
da leao: O jogador do Barcelona é acusado de ter cometido dois crimes contra a Agência Tributária. Os promotores acusam Mascherano de não ter cumprido com o pagamento de impostos sobre a exploração de seus direitos de imagem em 2011 e 2012, que teriam sido repassados para empresas em outras localidades, pagando assim menos impostos. A convocação do jogador é o primeiro passo para esclarecer as suspeitas.
As investigações sobre Mascherano se iniciaram no mês passado. Diante disso, o argentino pagou 1,5 milhão de euros que estavam sendo apontados como sonegados, além de 200 mil de juros. A iniciativa do jogador pode ser benéfica no futuro, caso ele venha a ser condenado, com redução de uma possível punição.
continua após a publicidade
Pesa contra Mascherano a afirmação da promotoria, que afirmou que o jogador do Barcelona teria ocultado participação nas empresas que detinham seus direitos de imagem. O fato foi colocado como fraude ‘com finalidade de burlar a tributação’.
Outro jogador que vive uma situação parecida é o atacante Neymar. O camisa 11 do time catalão teve uma fortuna avaliada em R$ 188, 8 milhões bloqueada pela Justiça Brasileira. O jogador é acusado de sonegar impostos, entre os anos de 2011 e 2013, quando ainda defendia o Santos, além de problemas em sua transferência para o Barcelona.
continua após a publicidade